Hades

Hades e Perséfone
Hades (em grego antigo: Ἅδης), marido de Perséfone, é o deus soberano do mundo dos mortos, destino final do homem. Ele é filho de Kronos e Réia e irmão de Zeus, Poseidon, Hera, Deméter e Héstia. Lutou junto com os irmãos na titanomaquia, onde recebeu, de presente dos ciclópes, um capacete (ou capuz) que torna invisível seu portador. Após a luta, recebeu o controle do mundo subterrâneo e dos mortos, na partilha feita entre os três irmãos. 

Seu reino ficava localizado abaixo da superfície ou além do rio Oceano, que circundava a Grécia. O reino de Hades (ou somente Hades) era um lugar sombrio e temido, com um enorme e magnífico portal, vigiado pelo cão Cerberos, o cão de três cabeças e cauda de serpente. 

Hades raramente aparece nos mitos, apesar de ser um personagem muito importante. Como não se esperava nenhum favor ou benefício deste deus, não existia nenhum templo, nem culto dedicado diretamente a ele. Seu nome não era pronunciado e raramente foi representado nas pinturas e esculturas da época. Quando isso ocorria, era representado com cetro ou uma cornucópia, simbolo da fartura e da riqueza.

Para saber mais sobre este deus, leia aqui.