Deméter (em grego antigo: Δημήτηρ) é a deusa da agricultura, da fertilidade e da vida. Demeter é filha de Zeus e mãe de Perséfone.O mito conta que Perséfone estava colhendo flores em um prado quando foi raptada por Hades, que a carregou seu reino subterrâneo e a tornou sua rainha. Deméter ficou inconsolável.
Ela peregrinou toda a terra procurando sua filha, e neste tempo todas as colheitas definharam em um inverno perpétuo. Em um acordo entre Zeus e Hades, Perséfone passa seis meses na terra e seis meses com seu marido, dando origem às estações do ano.
Deméter era representada com uma espiga de trigo, às vezes acompanhada de uma serpente; seu mito se liga tão estreitamente ao de Perséfone que as duas são muitas vezes representadas juntas. Em muitos lugares mãe e filha eram chamadas simplesmente de "as duas deusas". Deméter era largamente cultuada. Estava associada também aos Mistérios de Elêusis, célebre culto de mistérios de origem pré-helênica. Em toda a Grécia as Tesmofórias, festival aberto exclusivamente às mulheres, era celebrado no outono em sua homenagem.