Dioníso

Dioníso (em grego antigo: Διόνυσος) é deus do delírio místico (êxtase) e do vinho, bebida que relaxa e alivia as preocupações. O vinho também ajudava na inspiração dos homens para a música e a poesia. Dioníso era filho de Zeus com a heroina mortal Sêmele. 

Dioníso resgatou a princesa Ariadne depois que ela foi abandonada numa ilha, pelo herói Teseu. Foi Dioníso que deu a Midas o poder de transformar tudo o que tocava em ouro, e foi bondoso o suficiente para retirar o poder quando este tornou-se inconveniente.

Dioníso geralmente é representado com uma taça de vinho nas mãos, junto à hera ou a vinhas, frequentemente acompanhado de uma pantera, dos sátiros e das mênades. Seu símbolo habitual é o tirso, um bastão de madeira enfeitado com hera. O deus era cultuado em vários festivais popularem espalhados por toda a Grécia. É possível que, em tempos mais remotos, os participantes desses festivais usassem máscaras do deus, consumissem vinho em grande quantidade e matassem animais de forma ritual. Na época romana, os bacanais, festas em honra a Dioniso, se tornaram tão desenfreadas que foram proibidas pelo Senado.

Para saber mais sobre este deus, leia aqui (em inglês) ou aqui.